A infraestrutura conceitual da saúde 1
Saúde

A infraestrutura conceitual da saúde

A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A saúde assim como é a inexistência de doença ou enfermidade. A Organização Mundial da Saúde utiliza muitas definições diferentes para retratar a saúde. A Organização Mundial da Saúde define a saúde como a técnica de um ser de viver uma vida completa e ativa, livre de sofrer de cada doença ou enfermidade.

Canguilhem

Em Canguilhem para a saúde, o autor fornece as idéias de normatividade e prática biológicas e desafia o dogma positivista do estado do mundo. Ele mostra que as noções de saúde e doenças não são mutuamente exclusivas e não são redutíveis pra determinações quantitativas.

Paradigma Biopsicossocial

O padrão biopsicossocial de saúde é uma infraestrutura conceitual para aprender a saúde e a doença. Ele incorpora imensas facetas da saúde, incluindo fatores psicológicos e sociais, que podem influenciar o começo e a progressão da doença. É baseado no trabalho de George L. Engel, psiquiatra da Instituição de Rochester em Nova York, que propôs o modelo em um artigo de 1977 em ciências. O modelo é uma mudança da abordagem biomédica clássica, que se concentra na investigação e intervenção de processos patológicos no grau de órgão e tecido.

Definição de Canguilhem

A descrição de saúde de Canguilhem enfatiza um modo dinâmico no qual alguém atinge um estado de saúde e bem-estar. Abrange as dimensões físicas, mentais e sociais da existência e coloca o sujeito numa localização de autodeterminação. Assim como coloca o médico em um papel de parceria com o paciente.

Teoria da salutogênese de Canguilhem

A suposição da salutogênese é um movimento acadêmico no qual a saúde é entendida como um fenômeno complexo e multidimensional. Ele tem suas raízes na filosofia de Aristóteles e na Constituição da Organização Mundial da Saúde, que declara que a saúde é mais do que ausência de doença. Também cresceu de uma crítica à médico da vida e do campo da epidemiologia social, que há bastante tempo enfatiza a credibilidade do contexto social pela determinação da saúde.

A hipótese do individualismo de Canguilhem

A teoria da saúde individual de Canguilhem é uma estrutura conceitual que enfatiza a relação entre os seres vivos e teu local. O recinto que eles habitam não é um absoluto dado; É também um produto de sua constituição. Pela visão de Canguilhem, o meio apropriado para o homem é um “universo da assimilação, um campo de experiência pragmática e um conjunto de materiais que aturam a característica”.

A hipótese de Canguilhem

A suposição de saúde e doença de Canguilhem é uma colaboração valiosa pra filosofia da medicina. Ele argumenta a importância da medicina conceitual, o processo pelo qual os dados se tornam teorias e aplicações práticas são encontradas. Canguilhem assim como defende a importancia de assimilar a melhoria do entendimento médico e como passamos a construir programas de tratamento eficazes. Seu serviço tem sido influente em antropologia, história, filosofia e bioética.